• Telma Miranda

Outubro Rosa


No texto Outubro Rosa 2019, publicado no site oficial do INCA - Instituto Nacional do Câncer –, encontramos os dados oficiais e a indicação de políticas públicas que reforçam os “três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia”. O que seria “prevenção primária”?




Há uma ênfase nos exames: auto-exame e mamografia. Mas, é preciso estar atento: esses exames não previnem a doença e sim possibilitam a chance de detectar precocemente o diagnóstico. Os exames são importantes, sem dúvida, mas não são medidas de prevenção. Então, como prevenir?


A prevenção primária – e primeira – está em nossas atitudes em relação ao cuidado com o nosso corpo. Essa prevenção, na verdade, é para todas as enfermidades que podem atingir nosso organismo. São cuidados diários com o corpo: alimentação, movimentação e manutenção da saúde mental.


  • A alimentação é o combustível do corpo. Os alimentos proporcionam todas as substâncias necessárias para seu bom funcionamento. Embora cada alimento possua substâncias específicas, em geral todos são benéficos. São produtos da terra que é nosso habitat. A prevenção está na escolha dos alimentos que devem ser sempre “in natura”, sem processamento. Dizer sim para sua saúde é dizer não a tudo aquilo que está escrito na embalagem e não sabemos o que é.

  • O corpo é essencialmente movimento. Andar, correr, nadar, remar, brincar, dançar, jogar. Sempre. Dizer sim ao movimento, seja ele qual for.

  • Há uma ideia corrente de que se nascemos sem uma “doença mental” somos saudáveis. Sim. Mas a mente também precisa de cuidados. Os “alimentos” para a mente são “lenhas” para que possamos produzir pensamentos saudáveis. Daí as Artes. Elas alimentam nossa imaginação, nosso prazer, nosso pensamento. E se, em algum momento da vida, ocorrem situações difíceis que não sabemos como lidar, é preciso cuidar da mente. O estresse emocional, os traumas, as emoções violentas, muitas delas advindas do ambiente (relacionamentos, trabalho, vida urbana, etc) podem contaminar a saúde do corpo.


A prevenção de doenças está presente em nossas atitudes cotidianas. Escolha seu alimento com consciência, movimente seu corpo e procure manter a mente livre procurando os melhores combustíveis para pensamentos saudáveis. Faça os exames, procure ajuda médica se necessário. Mas manter uma vida ativa é o que transformará nosso corpo-mente em um organismo saudável.


Fonte


0 comentário